Secretaria do Meio Ambiente celebra o dia da Floresta

A Secretaria de Meio Ambiente Municipal celebra dia 21 de março o dia da Floresta que é uma data que tem a finalidade de conscientizar a população a respeito da importância das florestas. Promovendo a consciência sobre a importância das florestas e dos serviços ecossistêmicos por ela prestado, assim como, estimular a sua proteção e um manejo florestal sustentável.

A data serve como um lembrete de que a preservação e conservação ambiental é dever de todos. Segundo o IBGE, cerca de 84,72% da população brasileira vive em áreas urbanas. Ou seja, bem longe das florestas. Mas isso não significa que não devemos fazer algo para protegê-las, certo?

De acordo com a ONU, as florestas cobrem cerca de 30% da superfície terrestre. Esse bioma nos fornece água, alimento, matérias-primas, e abriga mais de 300 milhões de pessoas. E não podemos nos esquecer que elas também são lar de uma grande parcela da biodiversidade do planeta! A floresta amazônica, por exemplo, é considerada a região de maior diversidade biológica do mundo. E ainda há muito a ser descoberto por lá.

São também as florestas as responsáveis por uma grande parcela da captura de carbono, geração de oxigênio e regulação do clima. Assim, quando preservadas, elas são nossas grandes aliadas no combate às mudanças climáticas.

O que podemos fazer para proteger as florestas?

Não há dúvidas de que governos e empresas devem se comprometer na preservação das florestas. Entretanto, ações individuais também têm sua importância!

Abaixo, listamos 8 dicas para que você possa contribuir com a proteção das florestas, não apenas no Dia das Florestas, mas todos os dias!

Reduza o consumo de carne bovina

Sabemos que mudanças de estilo de vida e alimentação são complexas. Mas mão podemos ignorar que a pecuária é um dos grandes responsáveis pelo desmatamento de florestas. Para criação extensiva de gado, as florestas são derrubadas, para dar espaço ao pasto. Ao reduzir seu consumo de carne bovino, você reduz a demanda de carne, bem como os impactos associados à sua produção.

Plante árvores nativas

A plantação de árvores nativas ajuda no reflorestamento de diferentes áreas, seja na área rural, ou nas cidades. Opte por produtos de madeira certificada Refletiu bastante e percebeu que precisa de um móvel ou produto de madeira? Sem problemas! Mas lembre-se que é necessário se informar sobre a origem do produto. Certifique-se de que ele é proveniente de fonte legal e sustentável, dando preferência por itens com madeira certificada.

Recicle: não deixe seus resíduos poluir nossas florestas Atualmente, lixo e poluição estão em todos os lugares: nas cidades, nos oceanos e até nas florestas! Por isso, reduzir a produção de lixo e reciclar é tão importante! Essas ações impedem que os resíduos cheguem à natureza, inclusive nas florestas, e protegem o meio ambiente como um todo, fauna e flora.

Priorize alimentos orgânicos e agroflorestais

O sistema agroflorestal e de plantação orgânica produzem alimento e matérias primas sem prejudicar o meio ambiente. Ao incentivarmos esse tipo de produção, estamos colaborando com sistemas que respeitam e cuidam das florestas.

Compre do pequeno produtor

Estes produtores que geram menor impacto ambiental. Então, ao comprar de pequenos produtores, além de incentivar o comércio local, você também deixa de dar dinheiro para grandes empresas, de maior impacto ambiental negativo.

Apoie organizações que cuidam das florestas

São muitas as organizações que cuidam e preservam as florestas! E você pode apoiá-las com doações ou trabalho voluntário!

Use produtos naturais na limpeza e autocuidado!

Ao aderir produtos naturais nas suas rotinas do dia a dia, você está incentivando um consumo mais consciente, com impacto positivo no meio ambiente! Desde a coleta das matérias primas, até a entrega em sua casa, todos os passos são tomados com muita consciência, para proteger cada vez mais florestas, oceanos e o meio ambiente como um todo.