Prefeitura Municipal de Campo Largo do Piauí realiza palestras, entrega de lixeiras de coleta seletiva e minicursos voltados para organização de associação na gestão de resíduos sólidos

Realizamos com o apoio da Sema.campo largo e Sme-Secretaria Municipal De Educação/campo Largo-Pi palestras e entregas de kits de lixeiras de coletas seletivas, através do Projeto de Educação em Saúde Ambiental Voltado para Resíduos Sólidos.

As lixeiras foram instaladas em creches, escolas da rede municipal de ensino e em prédios públicos. A ação teve como objetivo incentivar as discussões no ambiente escolar sobre o descarte correto do “lixo”, assim como estimular a prática da separação dos resíduos. O momento foi de grande aprendizado e contou com a participação de profissionais da área ambiental (Teresa Raquel Brito Sousa) e pedagógica (Elizete Rodrigues Barbosa) que trouxeram leveza ao tema através de palestras e momentos lúdicos.

A prática da separação dos resíduos contribui para aliviar o aterro sanitário, pois chegam até ele somente os rejeitos (resíduos que não podem ser aproveitados), ajuda o meio ambiente, pois economiza recursos naturais e pode gerar renda para catadores de recicláveis que terão a coleta facilitada com as lixeiras. Atrelada à entrega das lixeiras, foi realizado um minicurso sobre associativismo e cooperativismo voltado para reciclagem, onde foi possível mostrar aos participantes sobre a importância da criação e desenvolvimento dessas formas de organização.

O minicurso foi realizado na sede do município e no povoado Costa e contou com a participação do diretor financeiro (Karllos Eduarddo Rodrigues Silva) da Recicla Codipi, uma cooperativa de recicláveis sediada em Teresina que hoje garante renda para mais de 20 famílias.

Deixe um comentário